O Instituto de Geociências foi criado no âmbito da reforma universitária ocorrida em 1968, juntamente com os demais Institutos Universitários no Brasil. Na época, o Instituto reuniu o Departamento de Geografia, que lhe precedeu, e o antigo Departamento de Cartografia também criado em 1968.
Primeira sede do Instituto de Geociências-Valonguinho. Foto: Iara Cordeiro
Em 1987 foi transferido para o campus da Praia Vermelha, sua sede atual. Hoje é composto pelos Departamentos de Geografia, Análise Geoambiental (antigo Departamento de Cartografia) e Geologia e Geofísica.
Prédio do Instituto de Geociências, ao fundo, na Praia Vermelha, 1987.
A Implantação e Afirmação do Curso de Geografia da UFF 1947-1970:
Contribuições para a Institucionalização da Geografia Universitária Brasileira
Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa sobre o processo de formação e consolidação do curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), implantado na então Faculdade Fluminense de Filosofia, entre as décadas de 1940 a 1960. Tal investigação foi realizada sob duas frentes: examinando-se o papel da instituição na produção de um pensamento territorial sobre o antigo estado do Rio, que por sua vez, viria a responder as reinvindicações por parte dos intelectuais, estudantes e políticos fluminenses para a implantação de uma Universidade Federal para a região; nesse ínterim, às concepções do pensamento geográfico e seus possíveis desdobramentos que balizaram a organização do Curso de Geografia da UFF.
Iara Cordeiro de Souza
Dissertação apresentada, como requisito
para obtenção do título de Mestre, ao
Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Fonte: Repositório Institucional – UFF